Potencialize seus resultados.
Aumente sua lucratividade.

Programa de IATF.

A AG Brasil viabiliza o ganho de qualidade genética para o produtor de gado de corte e leiteiro por meio de técnicas de inseminação artificial. Com o auxílio de veterinários e inseminadores altamente capacitados que realizam a execução dos trabalhos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), assim como para as inseminações com detecção de cio.

Mais informações: (16) 2137.7700 – agbrasil@agbrasil.com.br

Programa de acasalamento genético: GEM.

A inseminação artificial é muito mais vantajosa quando comparada ao método tradicional com a utilização de touros na propriedade. Existem técnicas que aprimoram os resultados da inseminação artificial, que elevam os benefícios inclusive para os produtores de leite.

O GEM – Genetic Evaluation and Mating Program, programa da AG Brasil, é a prova disso, já que faz a avaliação genética e morfológica dos animais para acasalamento genético.

Por meio dessa avaliação são levadas em conta as características desejáveis de um reprodutor para que combine exatamente com as deficiências de uma fêmea. Com isso, os resultados da inseminação artificial são mais efetivos, o que aumenta as chances de obtenção de animais superiores, a partir desse acasalamento. Na prática, é a busca de touros que possam suprir os principais defeitos das fêmeas e corrigi-los gradativamente nas gerações seguintes.

Porém, antes que isso aconteça, há uma checagem de 17 características em cada uma das fêmeas, sendo determinadas as intensidades das qualidades e dos defeitos delas. Isso permite fazer a combinação com as qualidades de cada touro, gerando assim como resultado do acasalamento genético uma progênie superior à geração anterior.

Controle da consanguinidade.

O GEM permite também controlar os índices de consanguinidade do rebanho e do acasalamento genético. Para isso, os produtores devem ter as informações necessárias, ou seja, pai e avô materno do animal a ser acasalado.

É possível realizar isso porque o programa tem um arquivo que contém touros do mundo inteiro, com as provas sempre atualizadas, sendo capaz de trazer informações sobre toda a genealogia desses touros.

É por meio dessa busca incessante que é possível realizar o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros, atingindo progresso genético, maximizando a produção de leite e obtendo a cada geração animais mais longevos.


AG Brasil – Rua Dr. Álvaro Paiva, 433 – Jd. São Luiz – 14020-360 – Ribeirão Preto/SP – Tel.: 16 2137.7700
Desenvolvido por Rodmidia